sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Troços de Arganil

Mário Silva, troço de Arganil rali da Figueira 1982

Lembro-me como se fosse hoje deste rali, com uma lista de inscritos com mais de 100 concorrentes, impossivel nos tempos que virão, patrocinio do Casino da Figueira, há imensas fotos deste evento, as quais já coloquei neste blog, mas esta acho original com a mala aberta do célebre escort que tem um historial enorme nos ralis e na velocidade.
 
Dedico este post à cidade de Arganil, que era a capital dos ralis em Portugal, durante muitos anos. Muitas noites e dias passados nesta cidade espectacular, onde passei à alguns tempos atrás e ainda cheira a ralis, mas infelizmente não passam por lá.
 
 
 



 

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Figueira da Foz anos 90

Fernando Peres, Rali de Portugal na Figueira
 
Figueira da Foz, anos 90, ou seja século passado, foi a capital do automobismo em Portugal, imagens como esta,acho que nunca mais se vai ver, estamos em Março, ou seja ainda no inverno. Mas o que deixa saudades é os ralis na Figueira.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

REIS DE SINTRA

MÁRIO SILVA RALI VINHO DO PORTO 1982, ETAPA DE SINTRA A JOGAR EM CASA
Todos nós sabemos que conhecer bem os troços onde passa o rali, é uma mais valia para se andar à frente. na corsega, há uns anos os corsos andavam bem, na Finlandia os flying finns era imbativeis, nos açores os açorianos andavam bem, mas isso era há muitos anos atrás, agora os 5 pilotos do WRC da frente tem que andar bem em todos os pisos, certo Mr. Loeb?? sim porque nacional de ralis não existe, existia quando havia o rali das Camélis, prova sempre disputada antes do Vinho do Porto, e onde os pilotos de Cascais, andavam sempre muito depressa e ficavam bem classificados, caso de os irnãos Breyner. os irmãos Borges, o Bento Amaral, que só não ganhou num ano porque partiu o motor, o meu grande amigo Nuno Mateus, que no Sintrense, era imbativel, mas o rei das Camélias era o Mário Silva, que só foi batido pelo Quim Santos passados alguns anos.
Dizia-se que até pintavam as zonas de travagem, não sei se é verdade ou não, mas a verdade era que eram todos bons pilotos. Mas os tempos mudam também há especialistas noutras modalidades como o meu amigo Zé Salgueiro, excelente piloto de BTT, onde em Sintra também é rei.


Bom com mais uma vitória do Loeb no Monte Carlo, em condições dantescas, com uma organização que deixa muito a desejar, mas enfim é o Monte Carlo, até as cronometragens falhavam, tendo como beneficiado os pilotos franceses, no Dakar, mais uma vez o Peter e Cyril ganharam, mesmo a mudar o motor, não sei se as regras são iguais para todos, O Cyril mudou de motor, duma moto para a outra, coitado do polaco que lhe cedeu o motor, ninguém fala nele, nem do regulamento, enfim reis são as pessoas que andam bem e organizam bem, coisa que acontecia em sintra onde as Camélias era um rali muito diferente apesar de eu não ser da região, mas vinha cá todos os anos. Velhos tempos que dava para tudo.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

QUEDA DE UM MITO

LANCE ARMSTRONG
Sete vezes, que ganhou a corrida de ciclismo mais dura do mundo, fez mais de 500 controles anti doping, odiado pelos Franceses, sobreviveu a um cancro, um exemplo como desportista, ajudou pessoas com a fundação livestrong para a pesquisa de métodos de combate à doença, super imagem de retorno para os sponsors e divulgaçao do ciclismo nos USA, que practicamente não existia, imagem de marca da Nike, etc, confessou que tinha usado doping.... e os outros não...tive a oportunidade de lhe dirigir 2 palavras aquando dos meus tempos ligados ao ciclismo profissional, simplesmente um senhor. Agora vamos nos dopar todos e tentar ganhar o tour 7 vezes, é caso para dizer, foi simplesmente traido pelos colegas que ele mesmo trouxe para o ciclismo profissional, caso de Tyler Hamilton, George Hincapie, etc, faz me lembrar a história de um rapaz que tinha negócios de bicicletas e tinha bue de amigos e quando ficou doente, desapareceu tudo, passado alguns anos voltaram a aparecer, só que a loja estava fechada............. A vida dá muitas voltas e como o Lance já deu algumas, ficará sempre como o melhor ciclista de sempre, e fica em paz porque ele confessou que o tinha feito, para viver descansado, é isso que eu quero para mim e para quem me rodeia, e não quero ouvir falar de bicicletas nos próximos tempos. Estou farto de ouvir os reis da montanha como um amigo os chama.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

CURVAS CARISMÁTICAS

A dupla Alen /Kivimaki, curva dos cedros Rali de Portugal 1978
Dizia que era o ultimo post no outro dia, mas acho que me apetece ainda escrever alguma coisa sobre pópós de rali, quando vamos ver uma especial tentamos ir sempre para uma curva, isso é obrigatório, mas nas rectas e no fim das especiais também faz parte, mas vou tentar fazer uma retrospectiva das curvas que mais me marcaram na minha carreira de espectador, curva do farol, curva dos cedros, curva da bruxa, curva da água, curva da ponte de vizeu, curva do confurco, curva no col du turini, curva de col de la fayolle, curva da casa do guarda, curva da casa do ppd, enfimmm tanta curva, estavamos agora aqui uma eternidade, e alguns anos estáva tudo para as curvas, agora nem velas, mas a vida continua, com a chegada do Natal, passado na Figueira, com a familia, e com os amigos, (verdadeiros), acho que vai fazer bem ir à Figueira, para mudar a rotina aqui da capital, e arredores, aproveito para descansar o cérebro e pôr as ideias em dia. Bom natal, e feliz ano novo. Claro que não desejo isto a toda a gente, e mensagem está passada e enfiem a carapuça.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

SALTO DA SERRA DA BOA VIAGEM

O autosport já voltou, apesar de lhe ter dito adeus, ainda bem que alguém se lembrou que tinha que tinha que haver um jornal dedicado ao nosso desporto favorito, às quartas feiras, pelas 8.50 h estarei a comprar salvo motivos de saúde ou férias.. A V.W vai voltar ao WRC, já tinha vindo em 1973 a portugal e passou pela Figueira o famoso carocha guiado pelo Tony Fall, o orçamento de estado foi aprovado,2013 vai ser muito dificil, para Portugal, não sei mesmo se continuarei por aqui, os projectos que levei a cabo, foram bem cumpridos e realizados, apesar de alguém com um grande sponsor na mão ir copiar o que foi feito por mim para 2013, o dinheiro está mal distribuido, o meu amigo Helder Rodrigues assinou pela Honda, com um super projecto, para 2013, já era tempo de ter uma oportunidade.
V.W CAROCHA BOA VIAGEM 1973
Acho que será o meu ultimo post de 2012, não ando com muita inspiração ultimamente, não tem sido fácil a nivel profissional, foi um ano a aturar e a ouvir gente sem responsabildade nenhuma, com projectos invisiveis. Em 1973, tinha eu 5 anos, os tempos eram de dificuldades, mas acho que as pessoas eram mais felizes do que são agora, apesar do SALAZARISMO, passava na Figueira Foz, o melhor rallye do mundo e o nome da Figueira aparecia em todo o lado, nas revistas inernacionais.
Como se pode verificar na foto que saiu na altura na revista L automobile francesa, o nome Boa Viagem era bem conhecido no mundo do automobilismo, como bom Figueirense que sou tenho ainda hoje muito orgulho nisso.

 

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O CARRO MAIS RÁPIDO DA FIGUEIRA DA FOZ

Sandro Munari, Monte Carlo 1977
Já falei muitas vezes do Lancia Stratos, o carro mais rápido que passou pela Figueira, sim porque o record oficial do troço da Boa Viagem, é do Bernard Darniche 4.33 m, a versão oficial deste carro nunca passou pela nossa terra, visto quando ele ganhou o TAP em 1976, o Rali não passou pela Figueira, na versão Alitalia, pilotado pelo mago Sandro Munari, quem não gostaria de ter a miniatura deste carro, que passei horas e horas, a olhar para ela, na montra do basar do Porto, e foi preciso, passar para o ciclo que o meu pai me tivesse dado como presente, ou seja a mim e a ele mesmo, porque assim ficava ele satisfeito e eu também, é o que faz ter a doença dos carros, neste caso dos Rallyes, não confundir, com outras corridas que andam para aí agora, que chamam de ralis com 13 carros à partida, e com o presidente da FPAK a ganhar 9.000 EUR por mês, isto com 5 ralis no campeonato e com 13 carros à partida, bem vamos valor do Lancia, que ganhou tudo que havia para ganhar menos o SAFARI, e alguns rallyes mais dificeis, como o RAC ou os 1000 lagos, porque são ralis especificos, e para especialistas, um dia falaremos desse assunto, quando eu tiver mais com cabeça, mas hoje lembrei-me várias vezes deste carro, não sei porquê, é melhor falar sobre carros do que da politica e dos politicos de m.....que governam a Europa, por falar em politica, vou-me desvincular do partido em que pertenço desde os 17 anos, ao qual o meu pai, pagou a renda da sede durante muitos anos na Figueira, e que nunca benefeciou nada, nem ele nem a familia, pelo contrário, portanto, o mail mais rápido já foi enviado.