terça-feira, 13 de março de 2012

FIAT 131 ABARTH

Nunca fui grande fã dos produtos italianos, desde motas, carros, bicicletas, etc, mas tenho que dizer que o que fazem tem pinta, mas a qualidade é de assustar, depois do projecto Lancia Stratos ter acabado, o grupo Fiat começou a correr nos Rallyes, com 131 Mirafiori, que na sua versão de série era de assustar, mas o grupo 4 desenvolvido pela Abarth, ao principio comandados pelo Daniele Audetto, mais tarde substituido pelo grande Cesare Fiorio, teve enorme sucesso, no mundial de Rallyes sendo campeão do mundo em 1977, 78, 80, 81, batendo a rival Ford, nesses anos, mas os meios também já eram outros, sempre com 3 ou 4 carros à partida, com pilotos tais como Markku Alen, Walter Rohrl, o falecido Attilio Bettega, Jean Claude Andruet, Vudafieri, Dario Cerrato, enfim, havia dinheiro para toda gente, temos que concordar que o carro era uma grande máquina, com um roncar fora de serie, e a nivel de fiabilidade, muito bom, nunca ganhou o Safari, vai se lá saber porquê, enquanto o Ford RS1800 o ganhou.
Passou muitas vezes pela Figueira, quando o Vinho do Porto lá passava, vi pilotos com o Verini, Alen, Bettega, a passear na Figueira, e quando erao mês de Março já cheirava a carros na Figueira. Em Portugal, não teve sucesso, somente uma vitória no Rallye Douro Sul, pelas mãos do Piloto de Aveiro, João Santos, que era cunhado do Nini Russo, chefe de logistica da Abarth....

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